domingo, 25 de outubro de 2009

RELATÓRIO
GESTAR II – TP1 – UNIDADES 1 a 4
TP2 – UNIDADES 5 a 8
CURSISTA: Elaine T. Scopel
Como diz a introdução da TP2: Frequentemente, a análise linguística e o trabalho com a gramática costumam ser mal vistos por muitos alunos e muitos professores, ou mal orientados.
Diante dessa afirmação (o que é verdade) podemos dizer que isso ocorre porque alguns professores induzem os alunos para este objetivo.
Nas unidades 3 e 4 vimos alguns textos que citaremos a seguir e cujas atividades sugeridas tiveram excelente aproveitamento com os alunos:
A Raposa e as Uvas
O Patinho realmente feio.
O nome feio.
Provocamos um debate entre os alunos, comparando e identificando os gêneros textuais. As atividades foram realizadas em grupo. Tivemos bons resultados, pois os textos foram entregues digitados e com as atividades sugeridas.
Na TP2, unidades 5 e 6 escolhemos apenas o texto: A Tinta de escrever. Concordamos plenamente com os autores que falam sobre a importância da gramática normativa. Se bem trabalhada e com objetivos bem definidos trará ótimos resultados.
Entregamos os quatro (4) textos aos alunos bem como as ilustrações referentes aos mesmos. Provocamos um debate e comparamos os textos, estabelecendo um paralelo com as fábulas originais. Os alunos identificaram os gêneros textuais, debateram as atividades propostas e coloriram as ilustrações. Ocupamos quatro aulas com estas atividades.
Infelizmente o bimestre está acabando e ainda temos conteúdos a vencer. Com certeza ainda realizaremos algumas atividades propostas naTP2, porém até o momento foi o que conseguimos. Ocupamos algum tempo para preparar estas atividades e achamos que as atividades propostas nas TP1 TP2 são excelentes e provocam uma aprendizagem positiva e com bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário