GESTAR II
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
UNIDADES 21 a 24 – TP6
CURSISTA: Elaine T Scopel
UNIDADE 21
Ao planejar as atividades que estariam incluídas no planejamento do II semestre organizei de modo a incluir algumas lições que constam do Livro TP6 do Curso Gestar II.
Como estou trabalhando o texto argumentativo nas aulas de produção textual, tive a oportunidade de encaixar algumas das atividades do livro TP6.
Inicialmente aproveitei a atividade da página 15 do livro TP6. Apresentei aos alunos algumas gravuras onde a parte escrita era bastante argumentativa e convincente. Após explanações e debates com os alunos, passei a eles a seguinte atividade:
Divisão dos alunos em grupo;
Cada grupo deveria criar um produto e tentar vendê-lo. Para isso deveriam criar um marketing de propaganda com uma tese bastante argumentativa e convincente;
O produto teria que ser fictício (inventado);
Os alunos deveriam representar os argumentos através de falas e gestos;
Após, os alunos apresentaram este texto publicitário, criando uma tese e 3 (três) argumentos.
O conteúdo prosseguiu com a distribuição do texto “Em busca da longevidade” páginas 22 a 31, bem como as atividades a ele pertinentes.
Na seção 2 – prosseguimos com a teoria argumentativa, trabalhando as características argumentativas do texto “Os melhores amigos do homem”. O texto foi distribuído aos alunos e trabalhamos todas as atividades sugeridas.
No primeiro semestre elaboramos e desenvolvemos juntamente com as professoras de Geografia e Ciências, o projeto “Conhecer Nobres e suas maravilhas geográficas”. Em cima deste projeto foi elaborada uma apostila com todos os locais a serem visitados, suas características e as atividades que os alunos deveriam estar atentos para após a viagem desenvolver as propostas de atividades. Assim uma das atividades pedidas na apostila é a confecção de um texto argumentativo cujo tema seria o porquê destas maravilhas formadas pela natureza. Anexo a este relatório alguns dos textos feitos pelos alunos bem como algumas fotos da viagem.
A viagem foi realizada nos dias 10 e 11/07. As atividades propostas fazem parte do planejamento para o III bimestre.
Este projeto já realizado veio de encontro às atividades propostas no TP6.
Na unidade 22, cujo tema é: Planejamento; Planejamento e estratégias e A escrita trabalhamos da seguinte forma:
Concordo plenamente com o que diz “Iniciando a nossa conversa”, quando fala que “não basta ensinarmos os modelos sem que os alunos e nós mesmos possamos praticá-los em diferentes situações sociocomunicativas”.
O planejamento é a base de nossas ações pedagógicas; as estratégias são os caminhos para basearmos essas ações. Assim, depois de um bom planejamento com estratégias compatíveis ao alcance de nossos objetivos e uma dinâmica de trabalho embasada em boa dose de conhecimento obteremos uma ótima aprendizagem.
Como o meu planejamento anual já estava traçado adaptei algumas atividades desta unidade ao mesmo:
Assim escolhemos o Texto 1 – Poesia e o texto 2 – poesia, pag. 76. Motivo desta escolha: O conteúdo para o III bimestre envolve versificação, rima e ritmo (texto poético). Portanto, aproveitamos estes textos e trabalhamos o conteúdo planejado. Além do fato de expor a biografia do saudoso Mário Quintana, a quem tive o privilégio de conhecer pessoalmente numa Feira do Livro em Porto Alegre na década de 80.
Como atividade pedi aos alunos que encontrassem novas poesias de Mário Quintana e outros dados sobre sua biografia.
Ainda na unidade 22 trabalhamos o texto “Na Terra do Frevo”. Aproveitamos para associá-lo à viagem feita por eles até o município de Nobres.
Como atividade os alunos produziram um texto com as ideias que a viagem lhes passou e cuja proposta já estava na apostila que eles receberam por ocasião da mesma.
UNIDADE 23
O processo de produção textual: revisão e edição.
Como trabalhamos nesta unidade o tema diversidade cultural e dentro de nosso planejamento estava programado como livro do bimestre “Capitães de Areia” de Jorge Amado, acredito que as atividades desenvolvidas no Gestar 2 – TP6 vieram ao encontro deste planejamento.
Assim nesta unidade, aproveitamos o texto “Outros modos de palavras”. Trabalhamos também as atividades propostas. Além disso, os alunos compararam o texto à linguagem usada no livro de Jorge Amado.
Os alunos fizeram também uma listagem de gírias usadas no seu dia-a-dia. Expuseram na sala de aula.
UNIDADE 24
Ao iniciarmos esta unidade, já estamos finalizando o terceiro bimestre. O tempo é curto para adaptarmos mais atividades ao nosso planejamento. Assim, como temos uma aula literária semanal na Biblioteca da Escola, onde os alunos leem os variados gêneros da literatura, aproveitamos para questionar alguns, realizando a tarefa sugerida na página 190. Além disso, distribuímos o texto da página 184, efetuamos uma análise de leitura e após fizemos as atividades sugeridas.
Diante do acima exposto encerramos a unidade com a leitura do texto do livro AAA6 – da página 105 e realizamos as atividades propostas: Aula 2 – Ler para conhecer e reconhecer diferentes textos literários – A providência Divina.
ESTUDOS À DISTÂNCIA
Chegamos ao II semestre do ano de 2009. Já se passou mais da metade do nosso ano letivo, uma vez que tivemos 5 meses de trabalho intenso. Parece-me, e isso não é apenas impressão, que o segundo semestre é mais curto (experiência de anos de trabalho) e diante deste fato, muitos conteúdos são “atropelados”. Daremos, então, prioridade aos conteúdos que envolvam a leitura e a produção textual. Nesse sentido a TP6 do Curso Gestar 2 veio ao encontro de nossos anseios. Assim, damos prioridade à algumas de suas atividades. Tivemos três semanas de recesso e aproveitamos para estudar esta apostila, selecionando atividades para estar encaixando em nosso planejamento. Lógico, que nem todas elas puderam ser incluídas, pois nosso planejamento, apesar de ser flexível, já se encontra dentro do PPP da Escola e as atividades propostas no mesmo deverão ser desenvolvidas, pois são básicas para a série seguinte.
Os conteúdos selecionados para as unidades 21 – 22 – 23 e 24 vieram ao encontro do planejamento que deverá ser desmembrado no 9º ano. Optei por trabalhar o texto argumentativo no II semestre, continuando com a prática da escrita já iniciada no primeiro semestre. Temos uma aula semanal de produção textual e assim teremos a oportunidade de por em prática, parte dos assuntos estudados no Gestar 2.
Como o próprio TP6 nos diz: “Tudo o que vimos sobre língua e linguagem mostra como nossa existência de seres humanos é moldada pela nossa capacidade de agir pela linguagem.
Assim, visto sob a perspectiva da argumentação, esta etapa do Gestar 2 é e será muito útil no nosso trabalho conteudísta com os alunos do 9º ano.
Além disso, podemos salientar que, muito do nosso planejamento para 2010 será embasado nos ensinamentos e sugestões do Gestar 2.
O tempo que dedicamos ao estudo deste material trará grandes benefícios ao nosso trabalho sem nunca nos esquecermos que, na fala ou na escrita, o discurso ganha a forma de texto; e é assim que trabalharemos o II semestre: Enfatizando a leitura e a produção textual.
sábado, 12 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário