terça-feira, 14 de julho de 2009

UNIDADES 17 - 18 - 19 E 20

RELATÓRIO
UNIDADES 17 – 18 – 19 e 20


Professores e alunos, quando usuários da mesma língua, são necessariamente participantes de diferentes trocas sociais que possibilitam grande variedade de situações de interação.
Este curso GESTAR dois permite que com suas atividades e textos que compõem suas unidades se interaja e muito, seja nos momentos com os alunos ou nos encontros presenciais com a coordenadora do curso.
Quanto as unidades trabalhadas nesta etapa vemos que aborda um conteúdo fundamental para asa produções textuais. Qualquer professor de língua portuguesa e principalmente eu, que atuo com os 9ºs anos, temos obrigação de preocuparmo-nos com o conhecimento da instituição linguística, especialmente no que diz respeito à sua constituição e seu funcionamento.
Os textos e atividades sugeridas nestas unidades exploram a estilística, coesão, coerência e logística do texto por meio de diferentes procedimentos como a predição e a inferência a partir do título, que atuam como alavancas para a compreensão do mesmo, antes até de serem lidos.

UNIDADE 17 – ESTILÍSTICA

Texto trabalhado: Cada um é cada um.
Aproveitando a Copa das Confederações e as partidas do Brasil pelas eliminatórias do mundial, trabalhamos este texto que mexe muito com os alunos: Futebol.
Assistimos com os alunos à partida do Brasil e Egito. Os alunos vibraram com os lances mais polêmicos. Na sala de aula debatemos a partida. Lemos o texto e comparamos com os lances da partida assistida. A seguir trabalhamos as atividades da página 17, lembrando a língua e suas variações.

UNIDADE 18 – COERÊNCIA TEXTUAL

Nesta unidade trabalhamos o texto “Brasil recicla menos de 5% de seu lixo urbano”. Vimos a coerência da escrita com a imagem apresentada. Aproveitando o texto trouxemos para a sala de aula um álbum seriado com gravuras e textos onde os alunos puderam observar e trabalhar a coerência.

UNIDADE 19 – COESÃO TEXTUAL

Como dificilmente se consegue trabalhar a coerência sem que a coesão esteja presente, em todo o texto que faz parte de nosso planejamento, as mesmas são frisadas e gradualmente trabalhadas.
Assim aproveitamos o texto: “Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservação” com suas atividades pertinentes.
Além disso, aproveitamos a música “Luar do Sertão”, onde frisamos os lances coesivos.

UNIDADE 20 – A LÓGICA DO TEXTO

Na verdade, os quatro itens trabalhados nestas unidades do Livro TP5 estão entrelaçados. O desenvolvimento destes conteúdos é essencial para qualquer texto. Um complementa o outro e todos interagem para uma boa produção textual.
Nesta unidade aproveitamos a lenda brasileira “O touro e homem” e levamos o aluno através das atividades sugeridas a compreender o que um texto precisa para ter lógica.
Durante esta unidade recortamos várias crônicas da Revista Veja. Fizemos com elas vários quebra-cabeças e colocamos em envelopes. Dividimos os alunos em grupos e distribuímos os envelopes, cujas crônicas estavam todas misturadas. Em cartolinas os alunos deviam montar as crônicas. O grupo que conseguisse terminar primeiro vencia o jogo. Foi um trabalho bem interessante e os objetivos foram alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário